10 Brincadeiras Educativas Infantis para Estimular o Desenvolvimento das Crianças
Brincadeiras Educativas Infantis: A Importância de Aprender Brincando!
As brincadeiras educativas infantis são essenciais para que a criança tenha um bom desenvolvimento cognitivo. Existe uma infinidade brincadeiras que ajudam nessa fase de descobrimento e aprendizado.
Inclui-las na rotina de uma criança pode mudar completamente o ritmo de seu desenvolvimento, e a diversão é um bônus.
Para estimular habilidades emocionais, sociais e cognitivas, o fato de envolver a criança ao aprendizado utilizando essas brincadeiras pode ser eficiente, isso também se aplica aos pequenos que ainda não estão em idade escolar.
A seguir, você mamãe vai conferir informações valiosas para contribuir no desenvolvimento infantil do seu pequeno através da diversão. Continue lendo...
Veja também: Criança na Escola: Desafios e descobertas
Desenvolvimento Infantil: Brincadeiras Educativas Infantis
As brincadeiras educativas infantis podem ser muito eficientes, sendo excelentes para um bom desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.
Benefícios esses que fortalecem as habilidades sociais, a criatividade e a autoconfiança, preparando a criança para a vida escolar.
Portanto, implementar uma rotina de atividades educativas será o diferencial na vida da criança.
Benefícios de Incluir Brincadeiras Educativas Infantis na Rotina da Criança
As brincadeiras educativas infantis oferecem diversos benefícios para a criança, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.
Além disso, ajuda muito a desenvolver habilidades sociais, criatividade e também prepara para a vida escolar. Outro benefício é a construção da autoconfiança, assim como a segurança, já que elas passam a se sentirem mais preparadas e capazes.
De modo geral, uma rotina de atividades educativas pode ser o diferencial na vida da criança, contribuindo de todas essas formas com o crescimento e desenvolvimento pessoal.
Tipos de Atividades Lúdicas e Educativas para Crianças
Agora vamos citar algumas brincadeiras educativas infantis para você fazer com seu pequeno. Entenda a diferença de cada uma para que consiga alcançar os objetivos. Vejamos os exemplos abaixo:
Brincadeiras Cognitivas
As brincadeiras cognitivas são essenciais para estimular o cérebro da criança, como jogos de quebra-cabeças, memória, blocos de montar etc. São perfeitas para o raciocínio lógico e ensinando-os a resolver problemas.
Brincadeiras Motoras
As brincadeiras motoras envolvem atividades ao ar livre, tais como: pular corda, corrida, pega-pega e outras atividades físicas. Essas podem contribuir para que se formem pessoas empáticas, sociáveis e com uma boa comunicação.
Brincadeiras Sociais
É importante citar que o relacionamento com outras crianças é fundamental para um desenvolvimento social e saudável da criança. Por isso, estimule jogos em grupo, esconde-esconde e outras brincadeiras que envolvem outras crianças.
Brincadeiras Criativas
Usar a criatividade também é fundamental para as crianças portanto, brincar de desenhar, pintura e contar histórias infantis com certeza vai ajudar.
Brincadeiras Sensorial-Motoras
Por último, não podemos esquecer que para um bom desenvolvimento das percepções sensoriais delas, brincar de massinha, na areia, entre outros, estimulam os sentidos da criança.
Idades e Brincadeiras Educativas Infantis
Para não haver frustração com os pequenos, e alcançar os resultados desejados, é importante escolher de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento de cada criança. Seguem algumas opções:
0 a 2 anos
Nessa fase os pequenos começam a explorar e já entender algumas coisas, quanto mais os pais estimular os sentidos deles, mais aprendem.
Os brinquedos sensoriais são essenciais, como por exemplo, oferecer texturas diferentes para o toque, brinquedos que emitem sons musicais e até como os alimentos são oferecidos podem ser ideais.
Brinquedos coloridos e com formatos variados despertam a atenção, sendo, um excelente incentivo para uma boa coordenação motora.
2 a 4 anos
Já crescidos um pouco mais, aqui começam desenvolver habilidades cognitivas mais avançadas. Blocos de montar e jogos de encaixe mais precisos, são atividades que ensinam cores, formas etc.
Contar histórias, faz de conta, brincar de casinha entre outras, funcionam melhor para o desenvolvimento da imaginação da criança.
4 a 6 anos
Entre os 4 a 6 anos, elas já conseguem realizar atividades mais desafiadores, como participar de jogos. Inicie com quebra-cabeças de poucas peças, jogos de tabuleiro e atividades que envolvam reconhecimento de números, cores ou até mesmo realizar contagens.
Excelente idade para estimular jogos em grupo, trabalhar o lado social, paciência, empatia e muito mais.
Confira ainda: Poesia Infantil: o que é e quais são as mais
6 a 8 anos
Crianças entre 6 e 8 anos já estão em um nível mais avançados e podem ser desafiadas, devem continuar os estímulos - mas, de formas diferentes.
Pode ser o momento perfeito para testar jogos de damas, xadrez, ou os que envolvam estratégias e até mesmo incluir mais a leitura e a escrita.
De igual importância, praticar esportes não deve faltar, é indicado para desenvolver habilidades, contribuem para a saúde e para um bom sono.
8 anos ou mais
Crianças com mais de 8 anos já são capazes de realizar muitas atividades e contam com melhor domínio de todas as habilidades que estimularam durante seu crescimento.
A partir dessa idade, já é possível entender quais as facilidades e preferências de cada um.
Importante: o ideal é que cada uma dessas brincadeiras educativas infantis seja adaptada às necessidades ou interesses dela, garantindo que ela se sinta motivada e engajada.
Conclusão
As brincadeiras educativas infantis exercem um papel fundamental no desenvolvimento de uma criança e proporciona estímulos valiosos e saudáveis.
As habilidades quando trabalhadas e incentivadas de forma correta trazem resultados realmente satisfatórios. É interessante incluir algumas atividades no dia a dia da criança e ver as mudanças acontecerem.
Mais histórias no Manual de uma Mãe