Aleitamento Materno: Benefícios e Dicas para uma Amamentação Saudável
O Aleitamento Materno traz Benefícios Essenciais para o Bebê e a Mamãe
O aleitamento materno é um dos pilares fundamentais da saúde infantil, proporcionando benefícios não só para o bebê, mas também para a mãe.
Essa é uma prática milenar e que é altamente recomendada pelos especialistas em saúde no Brasil e em todo o mundo, garantindo que o bebê tenha acesso a todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável e um sistema imunológico forte.
Os benefícios também são para a mãe, sendo útil para uma recuperação rápida no pós-parto e para reduzir riscos à saúde a longo prazo. Além disso, através da amamentação cria-se um vínculo entre mãe e filho, sendo benéfico também para o bem-estar emocional de ambos.
Abaixo, você irá conferir os principais benefícios do aleitamento materno, as melhores dicas para uma boa amamentação e mais.
Benefícios do Aleitamento Materno
Há uma série de benefícios relacionados ao aleitamento materno, e isso vale tanto para o bebê quanto para a mãe que está amamentando.
Benefícios para o bebê
Para o bebê, o aleitamento materno irá fornecer todos os nutrientes (proteínas, vitaminas, gorduras e minerais) que ele precisa para garantir seu crescimento de forma saudável.
Ele ainda conta com anticorpos, dentre outros componentes imunológicos, que irão ajudar na proteção do bebê contra diversas doenças e infecções. Com isso, o sistema imunológico estará mais preparado para enfrentar muitos problemas.
Além disso, o leite materno ainda garante um bom desenvolvimento do cérebro e contribui para que se crie um vínculo entre mãe e filho nesses primeiros meses e anos de vida.
Por conta de todos esses benefícios que o aleitamento materno oferece, os riscos de adquirir algum tipo de alergia ou até mesmo de ficar doente ou ter condições crônicas, como a asma, são reduzidos.
Benefícios para a mãe
Para a mamãe que está amamentando, os sinais de melhora no pós-parto são muito mais efetivos. Além disso, através do aleitamento materno as chances de ter um câncer de mama ou ovário podem reduzir.
A perda de peso também pode ser uma vantagem para as mães que ganharam muito peso na gravidez, afinal, é uma forma de voltar ao peso normal naturalmente e através de um ato de amor pelo filho recém chegado.
Dicas para uma Amamentação Saudável
Para que os momentos dedicados à amamentação sejam agradáveis e feitos de uma forma que promova a saúde de ambos, temos algumas dicas úteis.
Inicie a Amamentação Imediatamente
O recomendando é que a amamentação seja iniciada imediatamente após o parto, de preferência na primeira hora após o nascimento. Dessa forma, a produção de leite é estimulada e já começa a se estabelecer uma rotina.
Para as mamães que não conseguirem realizar essa primeira amamentação ainda na primeira hora pós parto, não se culpem. Cada parto é único.
Posicione o Bebê Corretamente
É importante que o bebê esteja devidamente posicionado, pois isso irá facilitar a pegada no peito e também a deglutição. Além disso, evita-se que ele sofra com dores e desconfortos e possa se alimentar devidamente.
Além disso, com o posicionamento correto do bebê a mãe também poderá se sentir mais confortável para passar minutos ou horas na mesma posição.
Amamente com Frequência
A qualquer sinal de fome, o bebê deve ser amamentado - principalmente, nos primeiros meses de vida. Geralmente, a amamentação ocorre a cada 2 ou 3 horas.
Mantendo a frequência na amamentação, a produção de leite é estimulada pois o corpo entende que há um bebê precisando de alimento.
Cuide de Sua Alimentação e Hidratação
Para que o bebê esteja forte, é preciso cuidar muito bem da alimentação e da hidratação, afinal, a produção de leite exige muito do corpo materno. Além disso, a mãe precisa estar com boa saúde para poder realizar uma boa amamentação.
Use Pomadas e Cremes se Necessário
Podem ocorrer rachaduras nos seios ou até mesmo algumas ocorrências de dores. Para isso, o uso de pomadas próprias para a amamentação poderão ajudar no alívio do desconforto.
Superando Desafios Comuns
Se você é mãe de primeira viagem ou não, pode haver desafios durante a amamentação. Não se culpe por isso, é comum enfrentar alguns deles.
Por exemplo, dores nos mamilos, produção de leite em quantidades adequadas e até mesmo dificuldades para posicionar corretamente o bebê são realidades.
Essas dicas poderão te ajudar a superar esses desafios com mais facilidade:
Procure Ajuda Profissional
Principalmente para as mães de primeira viagem, uma ajuda profissional pode ser de grande ajuda para os primeiros momentos amamentando.
Além de oferecer boas orientações, ainda irá ensinar técnicas para solucionar problemas específicos da amamentação e garantir que esses momentos sejam agradáveis para ambos.
Experimente Diferentes Posições
O importante é que bebê e mamãe estejam confortáveis durante a amamentação, e nas primeiras vezes é preciso realizar testes para encontrar em qual os dois se encaixam.
Entenda as suas necessidades individuais e as de seu bebê para que consiga uma boa posição.
Monitore a Quantidade de Leite
Por fim, não se esqueça de realizar um monitoramento da quantidade de leite, afinal, o bebê precisa se alimentar bem para ganhar peso.
Boa maioria das mães conseguem produzir a quantidade adequada de leite para atender às necessidades do filho, mas é importante estar sempre de olho e realizar o acompanhamento com o pediatra para saber se o peso está aumentando.
Conclusão
O aleitamento materno é fundamental para garantir boa saúde e o desenvolvimento do bebê pois, como vimos, irá promover muitos benefícios para ambos.
Agora que foi passado esse conhecimento para as mamães, é só utilizar esse conhecimento para garantir que o bebê cresça saudável e forte.
Certamente, com as dicas e orientações adequadas aqui do blog, o momento da alimentação será muito mais prazeroso, para a mãe e bebê, e poderá ficar guardado na memória por toda a vida.
Mais histórias no Manual de uma Mãe