Comida para Bebê de 1 ano: Dicas para um cardápio nutritivo

comida-para-bebê-de-1-ano

A comida para bebe de 1 ano deve seguir algumas orientações nutricionais. Ao completar seu primeiro ano de idade, as necessidades alimentares de um bebê mudam. Portanto, saber como fazer uma alimentação correta que contém equilíbrio e diferentes grupos nutricionais para a criança é essencial. 

 

E aqui, você vai conferir explicações imperdíveis de como as refeições nutritivas ajudam no bom desenvolvimento infantil. Continue lendo…

 

Como Oferecer uma Alimentação Saudável e Variada

O tempo voa, e seu bebê já está com 1 aninho e querendo comer de tudo o que a família come. Porém, no preparo da comida para bebê de 1 ano por exemplo, é preciso incluir alimentos variados que sejam ricos em nutrientes, e ainda evitar temperos fortes, açúcar e excesso de sal. 

 

As frutas e legumes devem ser oferecidos sempre frescos e saudáveis. Proteínas e carboidratos também são essenciais para garantir uma alimentação saudável.

Confira: Papinha de Frango para Bebê de 6 Meses: Receitas práticas

 

comida-para-bebê-de-1-ano

Benefícios da Comida Variada para Bebê de 1 Ano

Quando se trata de alimentação infantil para bebê de 1 ano, é essencial incluir uma variedade de grupos alimentares, como:

 

  • Carboidratos: Responsáveis por fornecer energia, estão presentes nos  alimentos como arroz, batata-doce e quinoa.
  • Proteínas: Fundamentais para um bom crescimento e desenvolvimento muscular, podemos encontrá-las em carnes magras, ovos, frango e peixes.
  • Frutas e legumes: São ricos em vitaminas e minerais, e devem estar presentes em todas as refeições, como cenoura, abobrinha, banana e mamão.
  • Gorduras saudáveis: Alimentos como abacate e azeite de oliva são ótimas fontes de gorduras boas para o desenvolvimento cerebral.

 

Como planejar a comida para Bebê de 1 ano no dia a dia

Um fato importante é: manter uma rotina regular com a comida para bebê de 1 ano é essencial. 

 

É recomendável que a criança faça cerca de 5 a 6 refeições diárias, sempre incluindo lanches saudáveis entre as principais refeições. 

 

Para te ajudar nessa tarefa, aqui está um exemplo de cardápio saudável para o dia o dia da alimentação do bebê:

 

Café da Manhã

- Pão integral com requeijão ou manteiga

- Uma fruta amassada, como banana ou mamão

- Leite materno ou fórmula

 

Lanche da Manhã

- Fruta cortada, como pera ou maçã

- Água ou suco natural sem açúcar

 

Almoço

- Arroz integral ou quinoa

- Feijão ou lentilha

- Frango desfiado ou carne moída

- Legumes cozidos, como abobrinha e cenoura

 

Lanche da Tarde

- Iogurte natural com pedaços de frutas

- Biscoito de polvilho ou pão integral

 

Jantar

- Macarrão integral e servido com molho de tomate caseiro

- Purê de batata-doce

- Tiras de frango ou filé de peixe grelhado

 

Ceia

- Leite materno ou fórmula

Não deixe de ler: Alimentação Saudável Educação Infantil: conheça a importância deste cuidado

 

Dicas para Preparar Comida para Bebê de 1 Ano

Você mamãe e papai sabem quais são os alimentos recomendáveis ou não? Pega o bloquinho e anote para não esquecer e não deixe de perguntar ao pediatra sobre a alimentação do pequeno, e quando deve começar cada fase.

Evite Alimentos Processados

Se nós adultos devemos evitar alimentos processados, imagina um bebê? Os alimentos industrializados, não são recomendados para os pequenos, pois contém açúcar e sódio e excesso.

 

A papinha para o bebê de 1 ano deve ser feita com ingredientes naturais e frescos, evitando ao máximo os processados. Para incluir no cardápio da criança, as carnes magras, frutas e legumes são as melhores opções.

 

Textura e Variedade

É preciso salientar que a necessidade de oferecer diferentes texturas também ajuda no desenvolvimento motor do bebê. 

 

Variar alimentos macios e mais sólidos, tais como pedaços de carne ou legumes cozidos, além de ajudar o bebê a desenvolver suas habilidades de mastigação, eles amam pegar os alimentos com as mãozinhas.

 

Hidratação

Além da atenção à comida para bebê de 1 ano é essencial estar sempre atento à hidratação do mesmo, sempre deve ser complementada com bastante água ao longo do dia. 

 

Nota: Evite sucos industrializados e refrigerantes, eles contêm corantes e acidulantes, ofereça com frequência água natural que é saudável.

 

Alimentos a evitar na alimentação do Bebê de 1 ano

Sal e açúcar: Alimentos adoçados não são recomendados para crianças de até 2 anos, igualmente o sal não deve ser inserido na alimentação dos pequenos, opte por temperos naturais como ervas frescas.

Alimentos que podem causar engasgo: Evite dar nozes, pipoca e pedaços grandes de alimentos que possam dificultar a mastigação.

 

Conclusão

 

Vocês papais e mamães conferiram como deve ser uma alimentação saudável e balanceada para um desenvolvimento saudável do bebê. No entanto, ela deve ser nutritiva e adaptada para as necessidades nutricionais dessa fase.

 

Espero ter ajudado com essas dicas. Confira outros assuntos aqui no blog e fique por dentro das novidades.

Raquel Andrade

Com mais de 5 anos de experiência em design de websites e paixão por compartilhar conhecimento em Marketing Digital, SEO, Mídias Sociais e criação de conteúdo, meu objetivo é simplificar tópicos complexos e manter meus leitores atualizados. Agora, neste projeto Manual de uma Mãe, trago dicas valiosas para mães de primeira viagem, auxiliando na incrível jornada da Maternidade.

Mais histórias no Manual de uma Mãe

Go up