Comida para Bebê de 1 ano: Dicas para um cardápio nutritivo
A comida para bebe de 1 ano deve seguir algumas orientações nutricionais. Ao completar seu primeiro ano de idade, as necessidades alimentares de um bebê mudam. Portanto, saber como fazer uma alimentação correta que contém equilíbrio e diferentes grupos nutricionais para a criança é essencial.
E aqui, você vai conferir explicações imperdíveis de como as refeições nutritivas ajudam no bom desenvolvimento infantil. Continue lendo…
Como Oferecer uma Alimentação Saudável e Variada
O tempo voa, e seu bebê já está com 1 aninho e querendo comer de tudo o que a família come. Porém, no preparo da comida para bebê de 1 ano por exemplo, é preciso incluir alimentos variados que sejam ricos em nutrientes, e ainda evitar temperos fortes, açúcar e excesso de sal.
As frutas e legumes devem ser oferecidos sempre frescos e saudáveis. Proteínas e carboidratos também são essenciais para garantir uma alimentação saudável.
Confira: Papinha de Frango para Bebê de 6 Meses: Receitas práticas
Benefícios da Comida Variada para Bebê de 1 Ano
Quando se trata de alimentação infantil para bebê de 1 ano, é essencial incluir uma variedade de grupos alimentares, como:
- Carboidratos: Responsáveis por fornecer energia, estão presentes nos alimentos como arroz, batata-doce e quinoa.
- Proteínas: Fundamentais para um bom crescimento e desenvolvimento muscular, podemos encontrá-las em carnes magras, ovos, frango e peixes.
- Frutas e legumes: São ricos em vitaminas e minerais, e devem estar presentes em todas as refeições, como cenoura, abobrinha, banana e mamão.
- Gorduras saudáveis: Alimentos como abacate e azeite de oliva são ótimas fontes de gorduras boas para o desenvolvimento cerebral.
Como planejar a comida para Bebê de 1 ano no dia a dia
Um fato importante é: manter uma rotina regular com a comida para bebê de 1 ano é essencial.
É recomendável que a criança faça cerca de 5 a 6 refeições diárias, sempre incluindo lanches saudáveis entre as principais refeições.
Para te ajudar nessa tarefa, aqui está um exemplo de cardápio saudável para o dia o dia da alimentação do bebê:
Café da Manhã
- Pão integral com requeijão ou manteiga
- Uma fruta amassada, como banana ou mamão
- Leite materno ou fórmula
Lanche da Manhã
- Fruta cortada, como pera ou maçã
- Água ou suco natural sem açúcar
Almoço
- Arroz integral ou quinoa
- Feijão ou lentilha
- Frango desfiado ou carne moída
- Legumes cozidos, como abobrinha e cenoura
Lanche da Tarde
- Iogurte natural com pedaços de frutas
- Biscoito de polvilho ou pão integral
Jantar
- Macarrão integral e servido com molho de tomate caseiro
- Purê de batata-doce
- Tiras de frango ou filé de peixe grelhado
Ceia
- Leite materno ou fórmula
Não deixe de ler: Alimentação Saudável Educação Infantil: conheça a importância deste cuidado
Dicas para Preparar Comida para Bebê de 1 Ano
Você mamãe e papai sabem quais são os alimentos recomendáveis ou não? Pega o bloquinho e anote para não esquecer e não deixe de perguntar ao pediatra sobre a alimentação do pequeno, e quando deve começar cada fase.
Evite Alimentos Processados
Se nós adultos devemos evitar alimentos processados, imagina um bebê? Os alimentos industrializados, não são recomendados para os pequenos, pois contém açúcar e sódio e excesso.
A papinha para o bebê de 1 ano deve ser feita com ingredientes naturais e frescos, evitando ao máximo os processados. Para incluir no cardápio da criança, as carnes magras, frutas e legumes são as melhores opções.
Textura e Variedade
É preciso salientar que a necessidade de oferecer diferentes texturas também ajuda no desenvolvimento motor do bebê.
Variar alimentos macios e mais sólidos, tais como pedaços de carne ou legumes cozidos, além de ajudar o bebê a desenvolver suas habilidades de mastigação, eles amam pegar os alimentos com as mãozinhas.
Hidratação
Além da atenção à comida para bebê de 1 ano é essencial estar sempre atento à hidratação do mesmo, sempre deve ser complementada com bastante água ao longo do dia.
Nota: Evite sucos industrializados e refrigerantes, eles contêm corantes e acidulantes, ofereça com frequência água natural que é saudável.
Alimentos a evitar na alimentação do Bebê de 1 ano
Sal e açúcar: Alimentos adoçados não são recomendados para crianças de até 2 anos, igualmente o sal não deve ser inserido na alimentação dos pequenos, opte por temperos naturais como ervas frescas.
Alimentos que podem causar engasgo: Evite dar nozes, pipoca e pedaços grandes de alimentos que possam dificultar a mastigação.
Conclusão
Vocês papais e mamães conferiram como deve ser uma alimentação saudável e balanceada para um desenvolvimento saudável do bebê. No entanto, ela deve ser nutritiva e adaptada para as necessidades nutricionais dessa fase.
Espero ter ajudado com essas dicas. Confira outros assuntos aqui no blog e fique por dentro das novidades.
Mais histórias no Manual de uma Mãe