Parto Normal o Que É? Quais os benefícios?
Parto normal ou cesariana? Entenda como funciona cada um e quais os pós e contras de cada.
Existem duas formas de parto amplamente reconhecidas: o parto vaginal, também conhecido como parto normal ou parto natural e a cesariana. Para as futuras mamães, uma das questões mais cruciais que frequentemente surgem diz respeito ao processo pelo qual seu bebê virá ao mundo.
No Brasil, a taxa de cesarianas é notavelmente alta, com aproximadamente 52% dos partos sendo realizados por meio de cesariana. Continue lendo e entenda sobre as diferenças entre ambos.
Parto normal o que é?
O parto normal ou natural acontece de forma natural, sem a necessidade de a mãe tomar anestesia, o médico e as enfermeiras ajudam no ato em que a criança nasce sem nenhuma intervenção cirúrgica. Tanto a mamãe quanto o bebê recém-nascido estão em total sintonia e no tempo certo acontece o nascimento do bebê.
Dica: Fazer caminhadas no final da gestação pode ajudar.
Um dos pontos positivos do parto natural é a velocidade de recuperação que é muito rápida.
Para o parto normal, costuma-se utilizar alguns procedimentos, tais como:
- Fazer depilação (algumas mulheres já fazem em casa),
- Aplicação de soro na veia, corte vaginal (para ajudar a passagem do bebê),
- Realizar lavagem intestinal e ainda a suspensão da alimentação sólida,
- A mulher fica repouso no leito aguardando a hora do parto,
- E em geral não é permitida a presença de acompanhantes, etc...
Parto ambulatorial
Toda mulher deveria ter a oportunidade de decidir quanto tempo gostaria de permanecer no hospital após o parto. No entanto, uma internação de 3 dias é geralmente recomendada.
Quem sai do hospital após 4 a 6 horas, preferindo um "parto ambulatorial", precisa de uma parteira para atendimento posterior. Ela vai controlar todos os dias após o nascimento, às vezes até duas vezes por dia.
Nascimento prematuro
O prematuro refere-se a um nascimento que ocorre antes da 37ª semana de gravidez. Apenas uma proporção muito pequena de bebês prematuros pertence ao grupo de "bebês prematuros extremos", que requerem cuidados médicos particularmente intensivos.
Quando a data prevista para o nascimento do bebê passa ou se algo impede o progresso natural do parto, é necessário intervir para iniciar o processo. Existem diferentes métodos, tanto medicinais quanto mecânicos, para isso. Geralmente, um dos principais é a administração de um soro para induzir contrações.
O hormônio oxitocina contido na solução de infusão é um hormônio natural que o corpo feminino libera para desencadear contrações. Pode levar várias horas, até dias, desde o início artificial do trabalho de parto até o nascimento.
Parto cesariana o que é?
A cesariana é uma forma de parto onde a mãe passa por uma intervenção cirúrgica, ou seja, um procedimento no qual o médico faz uma incisão no abdômen e, para isso a mãe precisa tomar uma anestesia, em seguida, uma incisão no útero para remover o bebê com mais facilidade.
Considerando que a incisão é um procedimento cirúrgico, isso acarreta o risco de anestesia, suturas, além disso, a recuperação é dolorosa, possível infecção e até impossibilidade de ocorrer outra gestação.
Cesariana, é um tipo de nascimento que não ocorre por via vaginal, mas no qual o bebê nasce com a ajuda de uma operação. Há algumas situações onde não é possível a mãe ter a criança por parto normal, e nesse caso, a cesariana é essencial.
A mamãe que faz o pré-natal certinho deve ter acesso a carteirinha onde estão os dados com todo o processo da gestação anotados.
No ato do parto essas informações e os resultados dos exames para o nascimento do bebê são muito importantes. Assim o médico saberá qual melhor opção para que a mamãe possa trazer o filho ao mundo de forma mais segura.
Dúvida entre parto natural ou cesárea
Apesar do parto normal ou natural ser um pouco mais demorado em algumas situações, logo após o nascimento do bebê, a recuperação da mãe é incrivelmente mais rápido. Em geral, assim que o bebê nasce à mãe não sofre mais com dores, é aguardar alguns dias e estará tudo normal.
Já quando ocorre uma cesariana o processo do parto é muito mais rápido, porém a recuperação é mais lenta e maior os riscos de infecção também.
Vantagens do parto natural
A recuperação da mamãe acontece muito mais rápido, diminui o risco do bebê ter doenças respiratórias pós-parto e inalação brônquica.
A mãe pode iniciar imediatamente a amamentação com leite materno, isso é excelente para a lactação.
Veja também: O que favorece o vínculo entre mãe e bebê, o contato pele a pele. O leite materno diminui mais rapidamente após o parto natural, porque não há efeito colateral da anestesia pós-operatória na mãe.
Esse foi o artigo de hoje, espero que tenha gostado. Informações com base em resultado de pesquisas em sites confiáveis. Confira outros assuntos aqui no Blog e já te convido a nos seguir em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima.
Mais histórias no Manual de uma Mãe