Criança na Escola: Desafios e descobertas
Colocar a criança na escola é uma boa opção? Confira um artigo em especial e entenda a importância.
A princípio, o momento de matricular a criança na escola pode deixar alguns pais com o coração apertado e até mesmo em dúvida. Pois é normal querermos proteger os pequenos o máximo possível, mas algumas fases precisam ser enfrentadas com muita paciência e amor.
Primeiramente, você sabia que a criança na escola aprende muito mais do que em casa? E que a escola é fundamental para o desenvolvimento da criança? Há papais que já colocam seus filhos nos primeiros meses, e a pais que colocam só após a criança completar 5 anos.
Não há momento certo ou errado, mas sua criança na escola pode se desenvolver muito mais rápido em um ambiente como a escola. Separei algumas maneiras de como a escola pode ajudar no desenvolvimento da criança:
Confira por que colocar a criança na escola
Colocar as crianças na escola é uma escolha essencial para o desenvolvimento saudável e o crescimento intelectual, emocional e social. Um lugar estruturado que proporciona um aprendizado acadêmico, enquanto também estimula habilidades essenciais, como a interação social, a resolução de problemas e a independência.
Além disso, a escola oferece a oportunidade de explorar uma variedade de tópicos e interesses, ampliando o horizonte das crianças e preparando-as para um futuro repleto de oportunidades.
A interação com colegas e professores também ajuda a construir habilidades de comunicação e empatia, fortalecendo a base para relacionamentos saudáveis na vida adulta.
Veja ainda: Leiturinhas para alfabetizar: Desperte o encanto da alfabetização
1. Aprende a socializar
Seu filho tem dificuldade de falar com as pessoas ou até mesmo é tímido? Então a escola irá ajudá-lo a se soltar e perder a timidez. Quem nunca ouviu uma mamãe falar “Ele só me deixa fazer as coisas se estiver no meu colo”.
E é ai que entra o desenvolvimento na escola, pois lá ele irá passar um tempo longe dos pais, aprenderá a se comunicar sozinho, sem que a mamãe ou papai ajude. Além disso, é na escola que os pequenos aprendem noções sobre sociedade, diferenças de culturas, maneiras de obedecer a regras e cumpri-las.
2. Cria rotinas
Há muitas crianças que trocam o dia pela noite, e um motivo disso acontecer é por não conterem uma rotina definida. Com a criança na escola, eles gastam energia, comem em um horário certo e estarão bastante cansados para dormir cedo, de maneira que não troquem o dia pela noite.
Portanto, por mais que sua casa tente seguir uma rotina, a escola irá reforçar e ajudar que isso aconteça. Seu filho terá o horário de acordar correto, o momento do café da manhã, almoço e jantar. Sem falar que isso ajuda muito as crianças que não são muito fãs de comer.
Com a escolinha, as crianças veem os amiguinhos comendo e querem fazer igual.
Veja também: Poesia infantil: o que é e quais são as mais famosas
3. O não passa a ser normal
Ninguém quer criar filhos mimados, isso é fato. Mas sabemos que os papais e avós sempre irão fazer de tudo por seus pequenos. Então, é na escola que a criança passa a escutar mais "não''. Principalmente dos amiguinhos!
Pode parecer meio assustadora a ideia, mas você verá que seu filho irá aprender a dividir brinquedos e aprender palavras mágicas como “por favor” “obrigado”.
Com a socialização com outras crianças é normal que o “não quero emprestar” apareça durante a brincadeira, e é na escola que seu filho aprenderá como se portar diante dessa situação.
4. Ajuda na fala
Imagine que seu filho fique 6 horas na escola, com diferentes crianças, atividades e brincadeiras. É nesse momento que ele irá ser estimulado a falar e tentar se comunicar com os demais.
Quando as crianças estão em casa, a princípio elas podem passar mais tempo no celular ou vendo vídeos e assim não serem estimulados a falarem. Por isso, o ambiente escolar desenvolve a necessidade de o pequeno tentar se comunicar e conhecer novas palavras.
5. Cria laços
A princípio, caso seu filho não tenha irmãos, irá passar a maior parte do tempo sem a companhia de outra criança, certo? Em muitos casos, as crianças que não vão à escola ficam com adultos. Frequentemente, o que pode atrapalhar é o senso de criatividade.
Com outras crianças ao redor, seu filho irá brincar e aprender uma infinidade de coisas que são para a idade dele. Contudo, ele aprenderá a respeitar diferentes gêneros, raça e até mesmo a socializar com todo mundo, dessa forma se tornando uma criança mais simpática e comunicativa.
Os amiguinhos da escola muitas vezes acabam sendo amigos para sempre na vida de alguém. Quem não tem uma amizade desde pequeno não é mesmo? Ah, sem falar que as festas de aniversários irão tornar sua vida mais movimentada e divertida.
Para finalizar...
Dessa forma, espero que tenha gostado das dicas! Pense, refletir e abra seu coração para essa nova fase. Assim como seu pequeno, você irá sentir saudades nos primeiros dias, e talvez até caia algumas lágrimas, mas lembre-se: é apenas uma fase.
Por fim, logo, logo você verá a evolução e o rápido desenvolvimento que a escola oferece para os pequenos. Então, conta para mim nos comentários: você já está enfrentando a fase da separação na hora de levar para escolinha ou ainda está pensando em matricular?
Mais histórias no Manual de uma Mãe